top of page

E.E. JARDIM BUSCARDI

  • Foto do escritor: Dera on line
    Dera on line
  • 15 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

MMR e o Isolamento social, por quê não?

Olá!!!

Compartilhamos com vocês uma boa prática com vistas a promover ações voltadas ao Método de Melhoria de Resultados [MMR], durante o período de isolamento social, objetivando promover a melhoria contínua no aprendizado de nossos estudantes. Além disso, pensamos com essa ação, adaptar atividades que fossem prazerosas e ao mesmo tempo educativas. Com isso, conseguimos desenvolver habilidades estruturantes ao passo que os alunos se "divertem", esquecendo, pelo menos momentaneamente, da situação de solitude que se encontra.

Como Planos de Melhoria proposto em nossa reunião do MMR, temos as seguintes metas: "Realizar jogos em todas as séries para desenvolver as habilidades estruturantes da Matemática." e "Propor atividades aos alunos para ampliar a leitura de obras literárias." Para o elevar o indicador de desempenho em Matemática, havíamos proposto, então, utilizarmos as aulas de Práticas Experimentais para que pudéssemos executar o plano mas devido a situação de isolamento social, ao qual estamos vivendo, essa proposta teve que ser reavaliada e adaptada ao contexto atual. Para elevar o indicador em Língua Portuguesa temos como objetivo "fazer o aluno entrar em contato com textos literários para obter conhecimento de textos de autores consagrados tanto em Língua Portuguesa quanto em língua estrangeira e consequentemente ampliar seu vocabulário aprimorando as competências leitora e escritora".

Saímos, então, em busca de opções alternativas para que as referidas ações fossem realizadas com eficácia. Selecionamos jogos, disponíveis para Windows e para download nas plataformas IOS e Android que foram organizados na página do Blog da escola. De igual maneira, disponibilizamos obras literárias em HQ em PDF aos alunos, por se tratar de uma leitura mais rápida e por estimular o aluno através da relação de linguagem verbal e não verbal. Ambas ações foram publicadas nos grupos de WhatsApp das salas, além de serem divulgadas pelos tutores a seus tutorados.

A resposta foi positiva, pois tivemos o engajamento dos alunos que leram e ainda entregaram aos professores de Língua Portuguesa registros com impressões sobre o texto, além de pedirem sugestões de outras obras e outros autores aos professores.

Também recebemos diversos comentários a respeito dos jogos, veja alguns deles:

"Esse app é importante porque nos ajuda a relembrar algumas contas que aprendemos em sala de aula. Gostei bastante dele por ser feito de desafios, e eu sou uma pessoa que não gosta de perder, então cada erro meu me incentiva a tentar mais uma vez até conseguir, e isso é bom, porque a cada tentativa minha eu aprendo mais sobre como montar e fazer certo cálculo."

"O engajamento nos jogos foi muito bom, a participação foi bem legais nos jogos, a contribuição também foi boa e a importância dessa ação foi bem bacana, pois fez com que recorda-se algumas matérias que talvez tínhamos esquecidos."

"Eu achei bem importante essa ação para meu aprendizado, muitos detalhes até bobos da matemática eu havia esquecido, mas com os jogos eu aprendi mais e revi conhecimentos."

Por fim, gostaríamos de compartilhar com vocês algumas imagens que foram enviadas pelos nossos alunos aos professores:

[...] Lugar onde se faz amigos, [...]gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. [...] e a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.[..] nada de ser como a o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. [...] numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz [...]

(Paulo Freire)

Esperamos que tenham gostado do nosso relato de boa prática. Com carinho:

Elisângela Serrano

Professora Coordenadora por Área - CHT

Ester Cardoso

Professora Coordenadora por Área - LCT

João Paulo Staconi

Professor Coordenador por Área - CNMT


 
 
 

Comments


    ©2020 por Diretoria de Ensino Região de Araraquara. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page